Uma peça fundamental na condução e no controle de um veículo são as rodas, e isso porque esses elementos são responsáveis por dar estabilidade e mobilidade aos pneus.
Quando se pensa em trocar rodas, o ideal é usar como base as medidas originais das já utilizadas pelo veículo, pois a partir delas podemos saber se o carro é capaz de suportar rodas mais largas ou não.
Claro, outro fator a considerar é o material do aro, já que o certo para o seu veículo será aquele que melhor se adapta ao terreno em que você está pensando em rodar, bem como ao uso usual que você dá aos seus pneus .
Os 4 tipos mais comuns de rodas são:
Rodas de aço:
Por padrão, são as mais comuns e usadas internacionalmente como padrão. Em sua maioria, eles são muito mais pesados do que, por exemplo, os de alumínio, mas são muito mais duráveis. Além disso, são considerados «pesados» e são principalmente utilizados em veículos pesados ou de trabalho.
Rodas de Alumínio:
Devido ao material com o qual são fabricadas, é mais comum encontrar este tipo de rodas. Eles são mais baratos para comprar e fazer, portanto, uma grande variedade de modelos pode ser encontrada no mercado.
Rodas de magnésio:
embora sejam muito semelhantes ao alumínio, na verdade têm desempenhos diferentes. Esse tipo de aro é mais leve, mas também tem melhor resistência, por isso não é fácil dobrar ou danificar. Além disso, recomenda-se utilizá-los apenas para rolar no asfalto ou pavimento, pois a aplicação em terra tende a enferrujar.
Rodas de liga:
Este tipo de roda envolve ligas de aço com alumínio e outros materiais. Essas ligas resultam em rodas com maior duração e leveza, e ainda permitem esportividade, já que são capazes de absorver o calor e o atrito gerado pelos pneus ao rodar.
Saber o tipo de roda que temos e a que queremos mudar (se for o caso) nos ajudará a ter uma visão mais ampla de onde ela está e onde não pode ser mais ou menos conveniente dirigir, bem como as possíveis limitações que possamos ter.
É claro que combinar o aro ideal para o seu veículo com pneus como JK Tyre oferecerá não apenas uma experiência de direção muito mais agradável, mas também segura.
Deja tu comentario