O óleo do motor é um componente vital para o veículo, pois é responsável por lubrificar as suas diferentes partes para que funcionem corretamente, além de resfriar, limpar e prevenir a corrosão do motor.
Por isso, não só é necessário usar óleos de boa qualidade, mas também deve ser o correto para o seu carro, caso contrário problemas podem surgir em pouco tempo.
Em primeiro lugar, devemos saber que existem diferentes tipos de óleo e que cada um é utilizado para veículos diferentes. Especificamente, temos 3:
- Óleo mineral: Sua composição é um destilado direto do petróleo, em cujo processo as propriedades lubrificantes do petróleo são separadas do restante de seus componentes, deixando alguns resíduos. Isso é considerado de qualidade inferior do que os sintéticos e, portanto, são mais baratos; Por isso é necessário trocá-lo pelo menos uma vez por ano.
- Óleo sintético: Fabricado em laboratório, no qual o processo separa completamente a parte lubrificante do óleo sem deixar nenhum resíduo. Além disso, são adicionados elementos que servem para melhor proteger o motor. Por ser de qualidade superior, seu preço também pode ser superior; no entanto, pode ser trocado em um período de um ano e meio a dois anos.
- Óleo semi-sintético: É uma mistura dos dois anteriores. Especificamente, contém uma grande parte de óleo mineral e uma pequena parte de sintético; portanto, esse óleo é mais barato do que o sintético, mas oferece melhores resultados do que o mineral. Sendo assim, a necessidade de troca é intermediária, podendo levar mais de um ano, mas menos de dois.
Outro fator a ser levado em consideração é o grau de viscosidade, pois este determina a resistência do óleo ao escoamento, dependendo da temperatura do motor. Existem 2 graus:
- Monograduado: Significa que possui apenas um grau de viscosidade, independentemente das condições a que o óleo esteja sujeito.
- Multigraduado: Significa que possui mais de um grau de viscosidade, variando de acordo com a temperatura, seja ela fria ou quente.
Conhecer esses dois fatores importantes é que podemos decidir qual óleo comprar quando nosso veículo precisar de uma troca.
Mas como saber de qual você precisa?
A resposta é muito simples: basta revisar o manual do usuário do veículo; Nele são mencionados todos os detalhes e requisitos do carro, incluindo o tipo de óleo e a viscosidade necessária deste produto.
Agora, se você não tem as informações sobre óleos, o ideal é consultar um mecânico de confiança que possa aconselhá-lo sobre qual óleo é o mais indicado e até mesmo qual marca ele pode recomendar, de acordo com o indicado no manual do usuário.
Lembre-se que você tem #TotalControl sobre as decisões do seu carro, escolha com cuidado!
Deja tu comentario